Como tratar fasciola hepatica em humanos?
Como tratar fasciola hepatica em humanos?
O tratamento da fasciolíase é orientado pelo médico, e inclui o uso de medicamentos antiparasitários como Bithionol por 10 dias em dias alternados, Deidroemetina por 10 dias ou Albendazol, apesar de terem sido descritos efeitos colaterais graves associados ao uso desse antiparasitário.
Qual a forma de infecção da fasciola hepatica?
Fasciolíase é uma infecção causada pelo trematódeo Fasciola hepatica, que é adquirido com a ingestão de agrião contaminado ou outras plantas aquáticas.
Como tratar fasciolose?
O tratamento é feito com a administração do triclabendazol. Para o homem, a profilaxia é feita evitando-se o consumo de agrião cru, principalmente quando são irrigados por água de rio, ou adubados com estrumes.
O que a fasciola hepatica pode causar?
Quando acomete animais, a Fasciola hepatica pode prejudicar a produção de rebanhos, causar morte de animais que irá acarretar na diminuição da produção do leite e outros danos que pode atingir drasticamente a economia. Esta parasitose é causada pelo trematódeo Fasciola.
Qual o agente causador da fasciola?
Fasciola hepatica (Linnaeus, 1758) é um trematódeo digenético que parasita o parênquima hepático e ductos biliares de ruminantes e outros mamíferos, inclusive o homem. É o agente etiológico da fasciolose, uma doença de grande importância na medicina veterinária por causar perdas econômicas na pecuária.
Como evitar a fasciolose?
A Fasciolose humana pode ser prevenida através da não ingestão de agrião, alface ou outras plantas aquáticas cruas, que tenham uma origem desconhecida ou silvestre.
Qual é a forma infectante no ciclo de Fasciola hepatica?
Metacercárias: após algumas semanas, as cercárias desocupam o caramujo e procuram ficar próxima as plantas na margem do rio. Na sequência se transformam no ambiente em metacercárias. Esta é forma infectante para o hospedeiro definitivo, os ruminantes.
Qual o tamanho da Fasciola hepatica?
Adulto com tamanho de 2 a 4 cm de comprimento por 1 ou 2 cm de largura.
Quais danos à fasciola hepatica causa na produção bovina?
A doença causa danos a saúde dos bovinos e dos pequenos ruminantes, resultando em grande perda econômica para os pecuaristas. Quando presente nos rebanhos, causa perda de peso, diminuição da fertilidade, queda na produção e na qualidade do leite, atraso no crescimento e condenação de carcaça.
Qual o agente causador da fasciolose?
Pode haver infecção acidental de humanos por fasciola hepatica sendo essa parasitose considerada uma zoonose?
Helminto trematódeo causador da fasciolose, uma zoonose pouco comum no homem. Os ovos (1) eliminandos pelas fezes, liberam na água miracídios, que infectarão caramujos do gênero Lymnaea (hospedeiros intermediários); no interior do molusco, o miracídio (100 mm) transforma-se em esporocistos e, depois, em rédias.
O que é a fasciolose como os animais podem se contaminar?
Fasciolose é uma infecção causada por um parasito (Fasciola hepatica) que se aloja no fígado dos animais (bovinos e ovinos, principalmente), causando destruição de tecidos, insuficiência hepática e emagrecimento. Nas infecções agudas, causa anemia, diarreia sanguinolenta e morte dos animais.