O que e recordar repetir e elaborar?
O que é recordar repetir e elaborar?
Recordar, repetir e elaborar Ele assinala que “o paciente não recorda coisa alguma do que esqueceu ou reprimiu, mas expressa-o pela atuação ou atua-o. Ele o reproduz não como lembrança, mas como ação; repete-o, sem, naturalmente saber o que está repetindo” (p. 196).
Qual volume está recordar repetir e elaborar?
. A transferência e os múltiplos tempos do psiquismo: uma releitura do texto Recordar, repetir e elaborar (1914) por Sylvie Le Poulichet – Dar presença “aquilo que não cessava de vir sem ter lugar”. Freud volume XII – O Caso Schreber, artigos sobre técnica e outros trabalhos. Recordar, repetir e elaborar página 163.
O que é o repetir para Freud?
Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.
Como citar recordar repetir e elaborar?
(1914a). Recordar, repetir e elaborar. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud.
O que é elaborar para Freud?
Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória. …
O que que é recordar?
v. t. 1. fazer lembrar: Aquele lugar recorda-me a minha infância.
O que é repetição para psicanálise?
O que é a repetição na psicanálise?
Por que Freud entende que a transferência pode ser considerada uma repetição?
A transferência, segundo Freud, também tem uma relação direta com a repetição, pois esta é “uma transferência do passado esquecido, não apenas para o médico, mas também para todos os outros aspectos da situação atual ” (idem, idem).
Como fazer citação segundo?
Citação Direta
- Deve conter o ano de publicação e a página que o texto foi extraído.
- Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página).
- Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Como citar obra antiga?
21 Citação de obras antigas e reeditadas Cita-se primeiro a data da publicação original, separada por barra da data da edição consultada. O “Mal estar na civilização” aborda o sofrimento humano através da análise da origem da dor.